Antes de começar, recomendo que assistam a essa aula: https://www.youtube.com/watch?v=0y7fZSaQLJs&hd=1
O SOM
O som é uma onda produzida pela vibração de um material. Esta onda se propaga através de meios físicos e chega aos nossos ouvidos fazendo com que o nosso tímpano vibre. Esta vibração é recebida pelo tímpano e convertida em impulsos elétricos que, por sua vez, são enviados para o cérebro.
Ao balançarmos uma régua, estamos fazendo-a vibrar. Ao falarmos, as cordas vocais que temos também vibram. As cordas do violão também vibram. Vamos pensar... quando batemos um martelo em um prego, um som é produzido. Enquanto o martelo está na mão, ele tem energia potencial. No momento que ele começa a descer em direção ao prego, esta energia potencial é transformada em energia cinética - energia associada ao movimento. Daí, o prego penetra numa superfície qualquer. A energia potencial não é transformada em 100% em energia cinética. Uma parte desta energia é transformada em várias outras - entre elas a energia sonora. O corpo vibra e produz o som.
A vibração provoca uma onda. Imagine que você está num ônibus lotado. Uma pessoa em pé no final do ônibus bate em outra vizinha que, por sua vez, vai batendo em outra até chegar na parte da frente do ônibus. É aquela mesma brincadeira de colocarmos um dominó na frente do outro e derrubarmos o primeiro. A vibração precipita o ar, ou melhor, uma molécula de ar. Logo, esta molécula provoca outra precipitação na molécula seguinte. Esta movimentação provoca a onda que vai se propagando até chegar a um receptor.
A onda apenas se propaga por meios físicos, seja ele líquido, sólido ou gasoso. Dependendo do meio em que se propaga, a velocidade da vibração pode mudar. A temperatura também influência na velocidade do som. Quanto mais denso o material for, ou seja, quanto mais moléculas ele tiver, mais fácil é do som se propagar. Você já percebeu que nos filmes de faroeste, as pessoas colocam o ouvido no chão para escutar os cavalos? Isto ocorre já que o solo contém muito mais partículas que o ar e estão bem mais próximas.
Faça um experimento. Pegue uma pano qualquer e o balance. Você não escutou nada. Agora, balance-o com mais força. Você já pode escutar seu som. Isso ocorre porque o ouvido humano não escuta todos os sons. É necessário que balance o pano com mais força para escutar seu som; é necessário que a vibração do ar seja intensa o suficiente para o tímpano decifrar. Podemos escutar sons que vão de 20 Hz a 20.000 Hz.
Hz? É o Hertz: unidade para medir a frequência do som. Frequência? É a quantidade de ocorrência da onda em um segundo. Exemplo: uma luz pisca a cada segundo. A frequência que essa luz pisca é de uma vez a cada segundo. Sua frequência é de 1 Hz.
AS NOTAS
Cada nota soa à uma determinada frequência. Daí, consequentemente surge a dúvida: como foi atribuído cada nome a cada nota?
A nomenclatura foi feita por um monge chamado Guido D'Arezzo. Ele era regente na Catedral de Arezzo em Toscana. Ele utilizou o seguinte verso de um canto para dar nome às notas:
Utqueant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labi reatum
Sancte Ioannes
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labi reatum
Sancte Ioannes
Explicando: logicamente, cada sílaba inicial (parte em negrito) seria a nota emitida pelo coro no início da frase. Para cada nota, deu-se o nome da sílaba cantada. Assim, a nota da primeira frase ficou conhecida como Ut; a da segunda como Re e assim por diante. As notas ficaram desse modo: Ut, Re, Mi, Fa, Sol, La, San. Exemplo: o 'Mi' de 'Mira' corresponderia ao Mi da corda mais grossa do violão, que, por sua vez, seria o mesmo Mi cantado pelo coro. Com o tempo, para facilitar o solfejo, mudou-se o Ut por Do (de Dominus) e o San por Si. [2]
AS CORDAS
O que isso tem com o violão? Cada corda do seu violão vibra a uma determinada frequência. Quanto maior a frequência, mais agudo é o som. Assim, quanto menor a frequência, mais grave é o som. Violões têm 6 cordas. Nós a estudaremos da fina para a mais grossa, ou seja, da que tem a frequência mais alta para a que tem a mais baixa. Daqui pra frente, a primeira corda do violão é a mais fina e a sexta e última é a mais grave.
Você não pode esquecer disso! É essencial. Veja a imagem seguinte e aprenda a disposição das cordas.
Preste atenção e compare as notas do violão com a tabela anterior. Lembre-se sempre que a frequência do Lá é de 440,0 Hz. É por ele que o restante da afinação é baseado seja aqui ou no Japão, em um violão ou trompete.
AS CASAS
Utilize ainda a figura anterior. Como já vimos, a casa é o espaço entre os trastes. Do início do braço até onde ele encontra o corpo existem 12 casas. Geralmente as casas são marcadas por bolinhas ou outros desenhos para facilitar na hora de tocar. Por exemplo, se existe uma bolinha na terceira casa, quando você estiver tocando, vai saber que sempre estará ali a terceira casa. Pode ser também que a marcação não venha no espelho, mas na parte de cima do braço.
EXERCÍCIO
Pratique. Pegue uma caneta e um papel e responda às perguntas a seguir.
1. Como se chama a quinta corda do violão?
2. A qual frequência a 5ª corda do violão soa?
3. Qual é a unidade que mede a frequência e qual a sua abreviação?
4. Quantas cordas tem um violão?
5. O que é 'casa'?
6. Qual a numeração das cordas do violão?
7. Quantas casas tem um violão desde o começo do braço até este encontrar-se com o corpo?
8. Para que serve a marcação no braço do violão?
9. Como se chama a corda mais fina do violão e qual a sua numeração?
10. Como se chama a corda mais grossa do violão e qual a sua numeração?
11. Relacione a primeira coluna com a segunda de acordo com a disposição das cordas no braço do violão:
(a) Ré ( ) 1
(b) Mi ( ) 2
(c) Lá ( ) 3
(d) Si ( ) 4
(e) mi ( ) 5
(f) Sol ( ) 6
Aprender que as cordas são contadas de baixo para cima e quais os seus nomes é muito importante. Não vá para próxima aula sem ter aprendido isto. Responda o exercício repetidamente até acertá-lo três vezes seguidas. Só então vá para a próxima aula.
GABARITO
1.Lá
2. 440 Hz
3. Hertz. Hz
4. 6
5. É o espaço existente entre os trastes.
6. De baixo para cima: 1, 2, 3, 4, 5, 6
7. 12
8. Para orientar o música na hora de tocar. Facilita a contagem das casas.
9. Mi. 1
10. Mi. 6
11.
(a) Ré (e) 1
(b) Mi (d) 2
(c) Lá (f) 3
(d) Si (a) 4
(e) mi (c) 5
(f) Sol (b) 6
[1] Disponível em: http://www.stellfner.com.br/Engenharia%20Instrumentos/Imagens/12%20tons.gif
Acesso em: 30 de setembro de 2014
[2] Disponível em: http://www.cancaonova.com/cnova/ministerio/temp/inf_txt.php?id=361 Acesso em: 30 de setembro de 2014
[3] Disponível em: http://tocarviolao.com.br/aulasemail/uploads/2011/04/img_tabs2.jpg
Acesso em: 30 de setembro de 2014
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